1
resposta

Soma de coluna ao final retorna erro

Bom dia, estou realizando a soma de uma coluna numérica, ao final de um dataframe (conforme abaixo).

Utilizei o comando: df3.loc['Total_temp'] = df3.sum()

Ele me retornou a soma da referida comuna Total_temp, bem como das colunas que são numéricas. Porém somou as colunas que não são float e contém string, como as colunas cod, uf, mun. Gostaria de somar somente os valores numéricos e as colunas que contém em string devem ser deixadas em branco.

É possível fazer isso com o pandas?

Grata

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Daniela! Tudo bom? Espero que sim!

É possível fazer soma de colunas com o Pandas sim, mas para isso, é interessante primeiro saber o que deseja somar. No código que você apresentou, você está tentando associar o valor de uma coluna a soma inteira de todas as colunas de um DataFrame, não é possível fazer dessa maneira.

Se a ideia for somar as colunas ['valor', 'soma', 'divisao'] e armazenar na variável total_temp, nós podemos fazer da seguinte maneira:

df['total_temp'] = df['valor'] + df['soma'] + 'df['divisao'] 

E também é possível selecionar as colunas da DataFrame e usar o método sum(), da seguinte maneira:

df['total_temp'] = df[['valor', 'soma', 'divisao']].sum(axis = 1)

E o parâmetro axis = 1 significa que ele vai somar os valores por meio das linhas, e não das colunas, como é feito por padrão.

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Não é necessário fechar o tópico, outras pessoas podem ser ajudadas por ele :D