1
resposta

soma 1 ao resultado do IMC

Não entendi a lógica quando ele diz:

Em vez de espalharmos a fórmula do cálculo do IMC, criamos uma funcionalidade que está preparada - se passarmos primeiro a altura, e depois o peso - para calcular o IMC, e exibir o valor, por meio da função mostra(). Se a fórmula for alterada, o IMC é calculado pelo método antigo, + 1:

Como assim? Não é possível prever como uma futura mudança na fórmula do IMC afetaria os resultados do cálculo. Além disso, há outros problemas, como a alteração na fórmula exijir uma mudança maior do que apenas adicionar 1 ao resultado.

Então, continuo sem entender essa logica, já que ele não da nenhum detalhe.

1 resposta

oi Rogério. Realmente não é possível prever uma futura mudança. Mas o que ele quer dizer , está relacionado com as boas práticas, refatoração e tudo mais envolvido em uma boa estrutura de código. Primeiro ele enxuga o código para evitar escrever demais , cria a função pra facilitar. Ele explica porque passarmos a altura primeiro, e também faz o mesmo com o peso. Porque a função recebe dois parâmetros e ele explica os detalhes.

O que está a lhe confundir é que quem fez a transcrição foi infeliz. Porque se vc ver o video, vais ver que ele não diz isso.

transcrição: ...Se a fórmula for alterada, o IMC é calculado pelo método antigo, + 1:

Se vc olhar o video no momento em que ele diz isso, não tem nada a ver. kkkk módulo 5/ aula 1 time: 11:50.

Ele só fez uma suposição de que a fórmula do IMC fosse alterada pela OMG, e passaria a ser peso divido pela altura multiplicado pela altura + 1, é só uma suposição para isso.

Ele insiste em dizer que o código bem estruturado, facilita uma mudança no futuro, caso seja necessário. Mas isso é pra qualquer código .

Se algo vai mudar ou não, nós não sabemos. Mas se fizermos códigos que numa eventual manutenção, reflita numa manutenção prática, simples, que não tenhamos que reescrever quase que tudo, isso é bom, correto? Então, esta é a ideia.... Abraço e bons estudos!!