1
resposta

Soluções de usabilidade em sistema web não mobile

Eu sou analista de sistemas e por trabalhar com requisitos estou fazendo os treinamentos por indicação da empresa. Tenho aplicado o conhecimento levantando o protótipo do sistema em que trabalho. Uma questão de usabilidade que temos é que os botões das funcionalidades que podem ser executadas após a consulta dos dados estão espalhados pela tela, que já tem muita informação. Vários desses botões ficam escondidos, fazendo com que o usuário tenha que procurar por eles. Por esse motivo estou sugerindo a colocação de uma barra lateral esquerda da parte interna da tela de consulta. Essa ideia ficou legal mas ocupa algum espaço na tela e precisaríamos desenvolver icones e não temos pessoas de design na equipe. Eu não posso usar o burger icon por que ele já é usado para o menu do sistema. Existe alguma outra solução? Outra pergunta, como eu coloco tooltip nos botões quando o usuário passa o mouse no protótipo? Não consegui fazer isso ainda. Eu vou tentar anexar a tela do protótipo aqui no forum mas ainda não consegui ver como

1 resposta

Oi Marcia, algumas telas não tem muito que se possa fazer, são muitos itens mesmo. A pergunta que fica é se você precisa de todas essas opções nessa tela e se de fato, todas elas são frequentemente usadas, por que você pode priorizar algumas opções e deixar outras mais escondidas, porém ainda fáceis de encontrar.

Já vi acontecer em alguns sistemas algo assim: uma tela tem uma lista de registros, mas todas as opções de alteração nos registros estão nesta mesma tela. Opções específicas de um registro e outras genéricas para todos os registros. A solução era simples: 2 telas, em uma delas você tem acesso a todos os registros e as opções mais gerais, na outra, você tem as opções específicas daquele registro.

Dava pra deixar tudo na mesma tela? Com certeza, tem várias formas de fazer.

Sobre o tooltip, não sei te dizer, preciso ver o adobe xd novamente para ver se tem algo assim.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software