1
resposta

Soluções atualizadas para falta de conexão e erros de instalação do MITMf

Olá pessoal! Tive alguns problemas na execução dessa aula e resolvi compartilhar aqui como resolvi eles, para talvez ajudar outros alunos:

  • A minha máquina virtual com o Kali Linux conectava na internet com o navegador, mas o terminal não parecia ter acesso á internet. Eu conseguia navegar pelo Mozilla, mas não conseguia executar qualquer comando pelo terminal que precisasse acessar a internet (ping, apt-get update). Descobri que se o seu computador está conectado á internet via wi-fi, ele pode ter problemas para usar a máquina virtual no modo Bridge. Para resolver isso, usei um cabo ethernet para me conectar ao roteador.

  • Quando fui configurar a máquina virtual no modo bridge depois de conectar o cabo, a internet parou de vez. Dessa vez, tinha selecionado a placa de rede errada na configuração do VirtualBox. Como tinha mudado a minha conexão para Ethernet, também tinha que selecionar a placa de rede Ethernet na VirtualBox.

  • Também tive problemas de instalação do MITMf. Vários problemas seguidos que não consegui resolver com as soluções que vi aqui. Quando estava conseguindo resolver um problema, aparecia outro. No final, optei por baixar a versão mais nova do Kali Linux e instalar o BetterCap, um programa parecido com o MITMf porém mais novo. É até um pouco mais simples de usar do que o MITMf. Talvez seria legal se os passo-a-passo desse curso fossem modificados para usar o Bettercap e a versão mais nova do Kali Linux, pois passei basicamente um dia inteiro tentando resolver os problemas do MITMf. Segue como fiz:

    1. Baixei o Kali Linux para VirtualBox aqui: https://www.kali.org/get-kali/#kali-virtual-machines
    2. Importei a máquina virtual com a imagem que baixei, exatamente como o tutorial diz;
    3. Configurei a máquina virtual, também exatamente igual ao tutorial;
    4. Digitei sudo-apt get install bettercap para installar o programa;
    5. Consegui o passo-a-passo de como fazer o ataque de ARP Spoof no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=huepzLk2IaU
    6. Tudo funcionou exatamente como o esperado!

Espero que ajude outras pessoas!

1 resposta

Angelo, obrigada por compartilhar. Funcionou aqui com o bettercap :) Só queria saber se quando vc fez o ataque, o endereço MAC da interface da máquina que sofreu o ataque mudou, pq aqui no meu não mudou... Então queria saber se você sabe se o bettercap muda esse endereço ou não.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software