Tá ai galera !
Utilizei uma função para "Verificar a posição" , se ela já chegou em 600 ela ativa uma variável que é usada como parâmetro para saber o sentido (Direita/Esquerda)
Deixei o mais claro possível porém qualquer erro ou melhorias só mandar aqui na respostas!
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20 ;
var y = 20 ;
var sentidoEsquerda = true ;
function desenhaCirculo(x, y, raio,cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0,0,600,400);
}
function verificaPosicao(){
if(x == 600){
sentidoEsquerda = true ;
}
else if (x == 0){
sentidoEsquerda = false ;
}
}
function atualizaTela(){
verificaPosicao();
limpaTela();
desenhaCirculo(x,y,10,"blue");
if(sentidoEsquerda){
x = x - 1;
} else{
x++;
}
}
setInterval(atualizaTela,1)
</script><canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20 ;
var y = 20 ;
var sentidoEsquerda = true ;
function desenhaCirculo(x, y, raio,cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0,0,600,400);
}
function verificaPosicao(){
if(x == 600){
sentidoEsquerda = true ;
y = y +5;
}
else if (x == 0){
sentidoEsquerda = false ;
y = y +5;
}
}
function atualizaTela(){
verificaPosicao();
limpaTela();
desenhaCirculo(x,y,10,"blue");
if(sentidoEsquerda){
x = x - 1;
} else{
x++;
}
}
setInterval(atualizaTela,1)
</script>