1
resposta

Solução usando funções e switch/case

Salve galerinha bati um pouco de cabeça aprendendo switch/case e agora estou utilizando muito legal usar essa "ferramenta" qualquer dúvida ou melhoria no código só mandar !

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;


    // códigos do teclado

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    // taxa de incremento

    var incrementoX = 0;
    var incrementoY = 0;
    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }


    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        x = x + incrementoX ;
        y = y + incrementoY ;
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }



    function leDoTeclado(evento) {

      var direcao = evento.keyCode;


      switch(direcao){

        case esquerda :

          if(x > 10){

           x = x - 10 ;
          }

        break;

        case cima :

          if(y > 10){
            y = y - 10 ;
          }      

        break;

        case direita :

          if(x < 590){
            x = x + 10;
          }   

        break;

        case baixo :

          if(y < 390){
            y = y + 10 ;
          }   

        break;

      }

      atualizaTela();


    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>
1 resposta

Olá, João Victor! Tudo bem por aí?

Mandou bem, sua solução está correta!

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Continue praticando.

Bons estudos e até mais!