1
resposta

Solução usando A e o tamanho do esquadro como parâmetros.

Olá pessoal, gostaria de compartilhar a solução que eu achei para o exercício proposto. Fiz os cálculos usando como base a proporção dos triângulos, o lado do triângulo do meio medindo metade do triângulo maior, e a espessura do esquadro sendo a mesma de todos os lados. Cheguei nesse resultado da espessura em função do lado do triângulo maior:

espessura = lado/6.82; o cálculo dá lado/(4 + 2raiz(2)), arredondei (4+2raiz(2)) pra 6.82 pra simplificar; pelo que eu vi no programa do professor, ele arredondou pra 7

Não vou colocar os cálculos aqui, pq ficou enorme kkkkkk mas eu usei basicamente teorema de Pitágoras, porém não é um cálculo simples. São várias medidas que você precisa encontrar, sempre em função do lado.

Problema matemático resolvido, precisei somente do ponto A e do tamanho do lado do esquadro para fazer o desenho. Dá pra trocar os parâmetros e fazer o esquadro de outros tamanhos, ou em outro lugar da tela.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    function desenhaEsquadro(xa, ya, lado, cor) {
        var xc = xa + lado;
        var yc = ya + lado;

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.moveTo(xa, ya);
        pincel.lineTo(xa, yc);
        pincel.lineTo(xc, yc);
        pincel.fill();

        var espessura = lado/6.82; // o cálculo dá lado/(4+2*raiz(2)), arredondei (4+2*raiz(2)) pra 6.82 pra simplificar;
                                                       // o professor arredondou pra 7
        pincel.fillStyle = 'white'
        pincel.beginPath();
        pincel.moveTo(xa + espessura, yc - espessura - lado/2);
        pincel.lineTo(xa + espessura, yc - espessura);
        pincel.lineTo(xa + espessura + lado/2, yc - espessura);
        pincel.fill();
}
    desenhaEsquadro(50, 50, 350, 'black');

</script>
1 resposta

Muito bom!