# Este pequeno programa tem por objetivo, a introdução a novos conceitos de python
def jogar():
print("------------------------------------------------")
print("----Bem Vindo(a)! Você está no jogo da forca----")
print("------------------------------------------------")
# Variáveis
palavra_secreta = 'aura'.lower()
letra_certa = ["_", "_", "_", "_"]
enforcou = False
acertou = False
erro = 0
# O laço a baixo será executado até que a condição seja satisfeita, no caso, descobrir a palavra secreta ou estar
# enforcado. As condições 'enforcou' e 'acertou' permanecem falsas enquanto, o número de tentativas não exceder o
# limite ou a palavra secreta não for acertada. Caso uma das condições forem verdadeiras, a partida é encerrada.
while not enforcou and not acertou:
chute = input("Qual é a letra? ")
chute = chute.strip().lower()
#O bloco de código abaixo, compara o chute com a palavra secreta. Caso a letra chutada, corresponda a uma
#das letras da palavra; a entrada é armazenada. Do contrário, uma mensagem notifica o jogador, exibindo a
#letra como inválida e o número de tentativas restantes.
if chute in palavra_secreta:
index = 0
for letra in palavra_secreta:
if (chute == letra):
letra_certa[index] = letra
index = index + 1
else:
erro += 1
tentativas_restantes = len(palavra_secreta) - erro
print("Letra \'{}\' inválida".format(chute.lower()))
print("Ainda restam {}".format(tentativas_restantes))
enforcou = erro == len(palavra_secreta)
acertou = "_" not in letra_certa
print(letra_certa)
if acertou:
print("Parabéns!!! Você acertou todas as letras.")
elif enforcou:
print("Você não acertou todas as letras")
print("Fim da partida. ")
if __name__ == "__main__":
jogar()