Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Solução para o desafio

Segue as Formulas criadas:

Total Custo Cenario = 
    SUMX(
        Tb_ItensNotas,
        [Quantidade]*
        (1 + [Valor Quantidade]) * 
        RELATED(Tb_Produtos[Custo])
        //* (1 + [Valor Preco Produto]) - O custo não sofre alteração devido a muduançasno preço de venda do produto,logo isso irá gerar um valor errado para o calculo de lucro da empresa // 
        )

Assim como outros disseram, não se utiliza o valor de preço do preduto para alterarmo custo do produto, somente a quantidade. Utilizar o parametro de Preço de venda no custo, irá gerar um resultado incorreto de Lucro, ja que numa possivel redução de preço de venda, como a simulação, irafiminuir o custo do produto. Porem diminuir o preço não faz o custo diminuir, até porque o preço de venda e baseado no custo do produto.
Então entendo que o exercício indique utilizar os 2 parâmetros no calculo, mas ao utilizar na medida do custos, estaremos gerando um dado incorreto na medida do "Total Custo Cenário" ,por isso deixei comentado a parte do preço.

segue a 2 formula

Total lucro Cenario = [Total vendas cenario] - [Total Custo Cenario]
2 respostas

conforme falei acima. segue a imagem usando o Custo Total / Custo Total Cenario / Custo Total Cenario Errado (Formula apresentada como solução)
Onde um aumento de 10% no preço de venda, estaria gerando um Aumento no custo do produto, essa mudança iria acarretar numa falsa diminuição do lucro, o que não seria realista sendo que somente aumentamos o preço e não a Quantidade.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Sei que estamos tratando dados passados, porem alterar o custo mediante um aumento de preço, geraria uma analise incorreta do ponto de vista de negocio.
Se fosse para considerar uma variação nesse caso, o certo seria realizar uma redução da Quantidade, para simular uma perda de vendas devido ao aumento do preço.. mas não alterando o custo.

Espero ter ajudado

solução!

Olá! Como vai?

Entendi seu ponto, Rony!

Você está absolutamente certo ao destacar que, na prática, o custo do produto não muda apenas porque o preço de venda foi alterado. No entanto, em algumas situações hipotéticas ou simulações, a variação do preço pode influenciar a percepção de custo. Especialmente quando se analisa cenários de margem e rentabilidade.

Nessas análises, o preço de venda pode servir como um parâmetro para estimar um custo percebido ou custo relativo, ajudando a entender como uma redução de preço impactaria o lucro esperado. É mais uma questão de projeção e estratégia do que de custo real.

Mas diante disso, com certeza podemos considerar a sua solução igualmente válida! Agradeço a sua colaboração e cuidado ao demonstrar sua forma de resolver o desafio, inclusive com imagens. Isso com certeza pode ajudar o fórum a observar melhor o problema.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado