1
resposta

*Solução para Loading eterno ou jogo travando*

Boa noite, pessoal! Hoje eu quebrei a cabeça pra resolver esse bug do meu código e a solução é simples demais, Meu jogo às vezes não abria e aparecia loading ou travava nos momentos de interação que deveria tocar algum som como pontos e raquetada. Mesmo tirando esses dois sons e deixando apenas a trilha, ficava extremamente lento. O problema estava que por desatenção eu chamei a função preload, dentro da função draw. Tirando isso o jogo roda normal.

Obs. Se alguem descobrir como resolver o bug da raquete que fica presa, por favor, comenta!!! trecho código da função draw

1 resposta

Oi oi, Camila! Tudo bem com você?

Em primeiro lugar, parabéns pela autonomia na resolução de problemas, essa característica é fundamental para o seu aprendizado. Em segundo, obrigada mais ainda por compartilhar sua solução conosco! :)

É realmente muito comum que às vezes a gente faça a chamada da função em um lugar errado e isso quebre o jogo ou aplicação e é extremamente importante que você tenha conseguido observar esse ponto e identificar o que ocorreu no código. No caso do P5, o interpretador apresenta uma estrutura de comportamento e possui algumas funcionalidades "pré prontas" que nos ajudam na construção dos jogos ou animações.

O função preload(), por exemplo, funciona com o carregamento de imagens externas. Nesse sentido,da forma que o instrutor construiu o código, nós precisamos chamar a preload() antes da setup(). Só depois disso que a setup() irá esperar a chamada da imagem que foi carregada no preload(). Para mais informações, você pode conferir a documentação oficial do p5 Preload().

Continue compartilhando seu processo e também as soluções que encontrar!

Um grande abraço e bons estudos!!