1
resposta

Solução não tão elegante, mas funcional

Fala jovens, bão? (Mineiro aqui).

Estou estudando aqui e percebi que eu tive uma solução diferente da proposta e gostaria de compartilhar aqui. Ela ficou maior (e menos elegante), mas funcional. Vou colocar com os meus comentários para ver se a comunicação minha como programador está clara.

// Soluções do desafio feitas pelo Matheus e comentadas para garantir a clareza das ideias.
// Desafio aqui consiste em usar todo o conhecimento de javaScript acumulado até esse ponto e aplicar para resolver a locação de jogos de tabuleiro

//Primeira parte: O botão ativado deverá ter escrito "Alugar" e o botão desativado deverá ter escrito "Devolver"
//Ao analisar o código vi que existe no texto um campo escrito alterarStatus(x) como sendo uma função chamada no botão de devolver o último jogo. Assumo que deva ser a função para alterar o status do texto do botão

//Esse nome da função está escrito no HTML e é chamado após o botão ser clicado. Remover linhas de console.log após finalizar.
function alterarStatus(id){
    let posicaoBotao;
    let jogoSelecionado = document.getElementById(`game-${id}`);
    let imagem = jogoSelecionado.querySelector('.dashboard__item__img');
    let botao = jogoSelecionado.querySelector('.dashboard__item__button');
    let nomeJogo = jogoSelecionado.querySelector('.dashboard__item__name');
    console.log(jogoSelecionado);
    console.log(imagem);
    console.log(botao);
    console.log(botao.className);
    console.log(imagem.className);
    alteraTextoBotao(botao);
    alteraClasseImagem(imagem);
}

//função que altera o texto do botão de "Alugar" para "Devolver" e vice e versa e aproveita para trocar a cor do botão
function alteraTextoBotao(botao){
    if(botao.textContent == "Alugar"){
        botao.textContent = ("Devolver");
        botao.className = ("dashboard__item__button dashboard__item__button--return");

}else{
        botao.textContent = ("Alugar");