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Solução do exercício Obra de arte

Olá, amigos! Neste exercício, acrescentei, também, a função de aumentar e diminuir o pincel clicando e segurando o Shift e alt, respectivamente. Também acrescentei alertas quando clicar em determinada cor ou quando aumentar e diminuir o pincel.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, raio, corAtual);

                 if (evento.shiftKey && evento.altKey) {

            alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');

            } else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
            raio = raio + 10;
            alert('Raio maior');

            } else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
            raio = raio - 10;
            alert('Raio menor');

            }

        }

    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }


    function podeDesenharNaArea(x, y) {

        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {
            return false;
        } else {
            return true;
        }

    }

    function selecionaCor(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if (y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {

            if (x > xVermelho && x < xVermelho + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = 'red';

                alert('Vermelho');

            } else if (x > xVerde && x < xVerde + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = 'green';

                 alert('Verde');

            } else if (x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = 'blue';

                 alert('Azul');
            }
        }
    }


    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); 

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;



    tela.onclick = selecionaCor;


</script>
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Olá aluno, espero que esteja bem.

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