Olá, amigos! Neste exercício, acrescentei, também, a função de aumentar e diminuir o pincel clicando e segurando o Shift e alt, respectivamente. Também acrescentei alertas quando clicar em determinada cor ou quando aumentar e diminuir o pincel.
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<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {
desenhaCirculo(x, y, raio, corAtual);
if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');
} else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
raio = raio + 10;
alert('Raio maior');
} else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
raio = raio - 10;
alert('Raio menor');
}
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function podeDesenharNaArea(x, y) {
if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {
return false;
} else {
return true;
}
}
function selecionaCor(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {
if (x > xVermelho && x < xVermelho + tamanhoQuadrados) {
corAtual = 'red';
alert('Vermelho');
} else if (x > xVerde && x < xVerde + tamanhoQuadrados) {
corAtual = 'green';
alert('Verde');
} else if (x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrados) {
corAtual = 'blue';
alert('Azul');
}
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = selecionaCor;
</script>