1
resposta

Solução do exercicio

Não sei se foi a melhor maneira fazer o exercício mas gostei do resultado e como eu consegui desenvolver uma solução com o que aprendi no curso.

Está aqui meu resultado:

menor_vendas = π nome, nome_livro, qtd_vendida(σ qtd_vendida <= 8 (vendas_completa)) ⧑ π preco_do_livro (livros_estoque)

Não sei se foi uma boa ideia colocar tudo em um unico código, por que acho que poderia ter sido melhor ter criado um atributo para a quatidade de vendas e depois ter feito a junção.

Aqui está a troca de nomes:

menor_vendas = ρ nome ➡ nome_vendedor (menor_vendas)
menor_vendas = ρ nome_livro ➡ nome_dos_livros (menor_vendas)
menor_vendas = ρ qtd_vendida ➡ vendidos(menor_vendas)
menor_vendas = ρ preco_do_livro ➡ preco(menor_vendas)

Imagem do resultado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi Leonardo, como você está?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Parabéns pelo resultado do exercício e por ter conseguido desenvolver uma solução com o que aprendeu no curso! É muito bom ver que você está aplicando o conhecimento adquirido.

Quanto à sua dúvida sobre colocar tudo em um único código ou criar um atributo para a quantidade de vendas e depois fazer a junção, é importante lembrar que existem várias maneiras de resolver um problema de modelagem de banco de dados. O importante é que a solução atenda aos requisitos do problema e seja eficiente. Nesse primeiro momento de estudos, a lógica é um pouquinho mais desafiadora mesmo, não se preocupe. Com a prática, você naturalmente descobrirá formas mais rápidas de chegar ao resultado desejado.

De qualquer forma, continue praticando e explorando novas soluções! Isso é fundamental para o aprendizado e para se tornar um bom profissional na área de modelagem de banco de dados.

Forte abraço! Estou à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!