Unindo alguns conceitos aprendido durante as aulas.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
Escolha uma cor: <input type="color">
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var cor = document.querySelector("input");
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cor.value;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + ',' + y);
if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
raio = raio + 10; //raio agora passar a valer 20;
} else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
raio = raio - 5;
}
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>