Solucionado (ver solução)
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Solução - Desenha Obras de Arte

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<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (x <= 150 && y <= 50) {

            desenha = false;
        }

        if(desenha) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;

    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    var corAtual = 'blue'


    function trocarCores (evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (x < 50 && y < 50) {
            corAtual = 'red';
        } if (x > 50 && x < 100 && y < 50) {
            corAtual = 'green';
        } if (x > 100 && x < 150 && y < 50) {
            corAtual = 'blue';
        }

        console.log (x + ',' + y);
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;

    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); 

    tela.onclick = trocarCores;

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>
2 respostas

Bom dia!

Sua resolução ficou excelente! Você fez um ótimo uso do aprendizado.

Parabéns pelo empenho nos estudos e continue praticando.

Bons estudos!

solução!

Boa ALEXANDRE RODRIGUES MAIA FILHO,

Gostei da solução que você propôs, afinal o resultado é o mesmo porém o código me parece muito mais robusto.

Para que mais pessoas consigam visualizar a sua solução proposta é recomendável com que você venha estar marcando este tópico como solucionado, assim pode estar ajudando ainda mais pessoas :)

Obrigado!!