Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Solução definir ip pc1 e pc2

Tive a mesma dúvida que os outros alunos Emerson e Sérgio ao tentar definir o ip das duas maquinas no GNS3.

Seguindo as instruções do curso, ao digitar "ip ...." dava um erro dizendo que o endereço MAC "x" ja estava usando aquele ip. Só que usando o comando "show ip" vemos que o endereço mac citado acima é o mesmo da maquina que estamos tentando fazer essa configuração. Em resumo o pc está dizendo que ele mesmo está já usando aquele endereço ip e não pode alterar.

Solução: Novo projeto - arrastar todos os icones dos pcs e do host kali - ligar o cabo do pc1 no switch - botão da direita do mouse em cima do pc1 - ligar (start) - botão da direita do mouse novamente no pc1 - console - configurar o ip como no exercício.

Parece que ao ligar tudo ao mesmo tempo dá esse "bug". Ligando os pcs e plugando os cabos individualmente parece resolver.

Estou usando o gns3 no windows 10 e o Kali no virtualbox.

1 resposta
solução!

Olá Aline, tudo bem?

Realmente, o GNS3 anda com uns bugs horrendos!

Sugerimos a versão 1.5, porque até o momento as versões acima da 2.0 anda com muitos problemas. É possível baixar o GNS3 1.5 neste link.

Muito obrigado pela colaboração e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software