<<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "grey"
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = "blue"
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + "," + y);
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
/*function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;*/
// vamos agora reduzir o código utilizando funções nulas "function()"
tela.onmousedown = function() {
desenha = true
}
tela.onmouseup = function() {
desenha = false
}
</script>