Oi Fabio.
Esse é o caminho. Ficou legal seu exercício. Como melhoria, te indico tomar cuidado com as indentação do seu código e também tomar cuidado com os fechamentos de declarações com ponto e vírgula. Em JavaScript, caso você esqueça, na maioria dos casos o navegador saberá tratar. Contudo, considerando que você o utiliza e esqueceu em algumas declarações, aconselho sempre se atentar a isso, assim é uma certeza que você tem que separou bem as declarações.
Reescrevi uma parte do seu HTML de forma melhor indentada, veja se considera mais legível:
<table>
<tr>
<td>Cor do circulo (<font color="red">botão direito</font>)</td>
<td><input id="cor" size="2" value="blue"></td>
</tr>
<tr>
<td>Incremento/Decremento com o botão <font color="red">Shift</font></td>
<td><input id="botaoShift" size="2" value="20"></td>
</tr>
</table>
Um alternativa legal de trocar as cores é utilizar valores hexadecimais para as cores, obtidas de forma randômica. Olha só como eu alterei a sua função e agora você pode trabalhar com muito mais cores de forma bem randômica:
<h1>..:: Desenha Circulo Azul ::..</h1>
<canvas id="tela" width="600" height="400"></canvas>
<h3>Status</h3>
<table>
<tr>
<td>Cor do circulo (<font color="red">botão direito</font>)</td>
<td><input id="cor" size="2" value="blue"></td>
</tr>
<tr>
<td>Incremento/Decremento com o botão <font color="red">Shift</font></td>
<td><input id="botaoShift" size="2" value="20"></td>
</tr>
</table>
<script>
var tela = document.getElementById('tela');
var lapis = tela.getContext('2d');
lapis.fillStyle = 'grey';
lapis.fillRect(0, 0, 600, 400);
//var cores = ['blue','red','green','white','yellow'];
var corHexa = '#';
function corCirculo() {
var hexadecimais = '0123456789ABCDEF';
corHexa = '#';
for (var i = 0; i < 6; i++ ) {
corHexa += hexadecimais[Math.floor(Math.random() * 16)];
}
document.getElementById('cor').value = corHexa;
return false;
}
tela.oncontextmenu = corCirculo;
function desenhaCirculo(evento) {
//Cor do circulo
var corCirculo = document.getElementById('cor').value;
console.log(corCirculo);
//Valor do incremento para o botao Shift
var incrementoCirculo = document.getElementById('botaoShift');
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
lapis.fillStyle = corCirculo;
lapis.beginPath();
var raio = 10;
if (evento.shiftKey == true) {
raio = raio + parseInt(incrementoCirculo.value);
console.log(raio);
}
lapis.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
lapis.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>
Com o tempo você vai conhecer diversas funções bacanas que são uma mão na roda, como no caso a Math.random(). Veja que utilizo ela sendo multiplicada por 16, gerando um número assim entre 0 e 15:
Math.floor(Math.random() * 16);
O número randomizado é retornado dentro de outra função bem bacana, a Math.floor(). Essa função retorna o inteiro mais próximo abaixo do número que a função receber. A função de randomizar pode devolver um valor 14.26
, por exemplo, a a floor() mantém só o inteiro 14. Esse inteiro servirá como índice pro array hexadecimais[]
que vai pegar o valor dessa posição na lista de caracteres 0123456789ABCDEF
. Essa lista representa todos os valores que um caractere hexadecimal pode ter.
O que pode te confundir um pouco é a instrução for
dentro do código. Caso não tenha visto ainda, logo verá no curso. Se trata de um laço para que o código crie uma repetição de execução até que uma condição seja atingida. Dessa forma, o laço no meu exemplo roda 6 vezes, pegando 6 caracteres da lista de hexadecimais que, somados ao #
formam um código hexadecimal que pode ser usado para cores, como foi o caso.
Enfim, continue seus estudos que só tende a melhorar.
[]'s.