1
resposta

Solução - Bolinha indo e voltando eternamente!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    function desenhaCirculo (x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = "blue";
        pincel.beginPath();
        //pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();

    }
    function limpaTela(){

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function exibeMensagemNoCobsole () {

        console.log("Chamei função!");
    }
    function atualizaTela () {

        if (x >= 600) {
            x = 20;
        }
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x,10,10);
        x++;
    }
    //---------------------------------------------
    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20
    //                        Qtd de intervalo de tempo para a chamada da função!
    //                        Vai chamar a função a cada 20 milesegndos!
    setInterval(atualizaTela, 20);
    // Quando queremos passar uma função como parâmetro para outra, precisamos omitir seu ().

</script>
1 resposta

Bacana, Jonatas!

Como desafio, tente fazer a bolinha bater e voltar ;-)

Qualquer dúvida é só nos procurar!

Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software