1
resposta

Solução apenas com if's e &&

Fiz desta forma, gostaria de saber se poderá ser também.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cor = ['blue', 'red', 'green', 'yellow', 'white'];
    var posicao = 0;

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && raio < 40) {

            raio = raio + 10;
        }

        if(evento.altKey && raio > 10) {

            raio = raio - 5;
        }

        pincel.fillStyle = cor[posicao];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        posicao++;

        if(posicao > cor.length) {
            posicao = 0;
        }
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Oi Ricardo, tudo bem?

Eu gostei muito do seu código! Adorei essa lógica de pressionar shift e a bolinha aumentar de tamanho, e pressionar alt para diminuir de tamanho. Você foi além do proposto e trouxe um resultado muito legal! Programação é assim, se desafiar sempre! Adorei o resultado, de verdade!

Sendo assim seu código está totalmente correto, parabéns! E obrigada por compartilhar a resposta aqui com outros alunos!

Precisando de qualquer ajuda é só colocar aqui no fórum que estaremos à disposição! Abraços e bons estudos =)