4
respostas

Solicitando login na pag web

Ola Pessoal, Porque o sistema esta solicitando login?

http://localhost:8080/login

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Tbm acontece comigo.

Mesma coisa aqui. Uso Windows. Executei o comando no powershell e no cmd. Estou verificando porque ele apresenta a página de login, e só consegui subir a aplicação na minha máquina pois removi o .profiles.active=prod do -Dspring.

Mesma coisa. Mesmo executando o comando direto no prompt nada acontece, não roda mas também não dá erro

Tudo bem pessoal?

Vamos fazer por partes,

  1. O docker-compose subiu corretamente?
    • tem que aparecer mysql-forum-api | Version: '5.7.43' socket: '/var/run/mysqld/mysqld.sock' port: 3306 MySQL Community Server (GPL) podendo mudar a versão do mysql (Version: '5.7.xx')
    • tem que aparecer redis-forum-api | 1:M 28 Aug 2023 17:36:41.315 * Ready to accept connections tcp na parte do redis, podendo mudar a data.
  2. Já rodou o mvn clean package dentro da pasta app
    • a saida tem que dar [INFO] BUILD SUCCESS
  3. Para rodar o código podemos usar a IDE ou rodar pelo terminal/cmd
    • No linux você tem que dar permisão de execução com chmod +x start.sh e depois executar com ./start.sh
    • No Windows você pode executar diretamente a linha de comando java -jar -Xms128M -Xmx128M -XX:PermSize=64m -XX:MaxPermSize=128m -Dspring.profiles.active=prod target/forum.jar, caso apareça um erro de Unrecognized VM option retire a parte do erro, no meu caso ficou java -jar -Xms128M -Xmx128M -Dspring.profiles.active=prod target/forum.jar, e se tirar a opção -Dspring.profiles.active=prod a tela de login aparece
  4. nesse momento a aplicação vai estar rodando
    • verifica se a ultima linha é INFO 3412 --- [ main] br.com.alura.forum.ForumApplication : Started ForumApplication in xx.xx seconds (JVM running for xx.xxx)
  5. se suas ultimas linhas forem:
***************************
APPLICATION FAILED TO START
***************************

Description:

Web server failed to start. Port 8080 was already in use.

Action:

Identify and stop the process that's listening on port 8080 or configure this application to listen on another port.

quer dizer que tem outra aplicação em execução na mesma porta e por isso esta aparecendo essa tela de login nesse caso vá em app\src\main\resources nos arquivos application.properties e application-prod.properties e altere a linha server.port:8080 para server.port:8079 por exemplo, e fique ligado pois agora a porta da aplicação é a 8079, então sempre que o instrutor colocar porta 8080 você tem que colocar a 8079 (pode ser outra porta, só lembra de qual é). Depois volte e recomece do passo 2.

Se o problema continuar, manda os logs da compilação (as ultimas 10 linhas), aplicação (as ultimas 15 linhas) e do docker compose (as ultimas 15 linhas) para podermos dar uma olhada e dar uma ajuda, mas espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software