Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Solicitação de permissão de recebimento de SMS

No vídeo comentas que a solicitação de permissão de recebimento de SMS pode ser realizada no primeiro carregamento da aplicação, uma vez que não ficaria muito bom para o usuário que aparecesse uma solicitação de permissão ao se receber o SMS lá na classe do Receiver.

Como fazer isso?

Pensei em adicionar no onCreate da activity da lista de alunos usando a mesma lógica usada para as ligações telefônicas no menu de contexto, porém não sei se esta é a melhor abordagem.

Existe uma forma "padrão" de se fazer isso? Digamos que da mesma forma, eu queira várias permissões que não serão necessariamente usadas em activities. Qual o melhor local para se solicitar?

4 respostas

Oi Guilherme, tudo bem ?

Algumas aplicações grandes, para conseguir utilizar, eles estão pedindo todas as permissões no momento que você inicia o aplicativo e cada vez que você nega alguma, ele exibe uma mensagem falando que é necessário o uso daquela permissão e depois pede outra vez.

Espero ter ajudado :D

Abraço

Sim, isso eu já percebi e é exatamente por isso a minha pergunta.

Só que eu queria saber qual é o melhor local para se fazer isso. Eu chutei e coloquei no onCreate da "home" do aplicativo, que no caso é a lista de alunos. Mas gostaria de saber se existe algum lugar melhor pra se fazer isso.

Aliás, acho meio ruim para o usuário ter que aceitar todas as permissões logo no início. Perde o sentido de existir aquilo. Eu entendo que adicionaram isso ao Android para que o usuário pudesse escolher o que o aplicativo pode ou não fazer, de modo que logo quando tu precisas usar, o app vai pedir a permissão (assim fica até mais fácil do usuário entender porque o aplicativo precisa daquela permissão)

Obrigado

solução!

O que você pode fazer é deixar no próprio onCreate, já que você não sabe qual vai ser o momento que chegará o sms.

Mas para outras coisas, por exemplo leitura da lista de contatos, armazenamento de dados, é mais interessante que você peça no momento em que realmente precisar, para deixar isso transparente ao usuário.

Obrigado, Matheus

Bom saber que apesar de eu ser iniciante no Android, a lógica não me falha hehehe

Muito boas as video-aulas de vocês.