1
resposta

Software gratuito para utilização

Olá, Tinha a ideia de que os softwares opensource, GPL e BSD eram gratis para o usuário na prespetiva de os poderem utilizar a nivel pessoal e mesmo empresarial. Isso não é assim? Eu como informático na minha empresa como posso ter 100% certeza de que posso instalar determinado software gratuito nos postos dos meus colegas (clientes) e que realmente a licença é totalmente gratuita para uso comercial? Existe algum tipo de licença desse genero? Tinha a ideia que programas opensource, alguns a usar licenças gratuitas eram totalmente livres mesmo para comercial. Por ex: pdfcreator, acrobat reader, 7 zip, java jdk, vlc, pdfsam, chrome, firefox, openshot, etc... Obrigado

1 resposta

Tudo bem Andre?

Não obrigatoriamente todo software open source é gratuito para o usuário, um exemplo disso é o Red Har Linux, onde existem licenças e para poder baixa-lo é necessário realizar um pagamento, porem a licença que ele utiliza força a Red Hat a fornecer o código fonte, e você é livre para redistribui-lo ou modifica-lo. Sendo assim a comunidade acabou criando o CentOS, que é o Red Hat, porem sem os trademaks como imagens e logos, e o distribui de forma gratuita.

Resumindo, não é por ser open source que tem que ser gratuito. Se quiser saber um pouco mais temos um artigo sobre open source

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software