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Software Funcionando x Documentação Compreensiva

Quando é dito que o software funcionando é mais importante que a documentação, essa afirmação abrange tanto o cliente quanto a empresa fabricante do software?

Na empresa onde trabalho, sinto que a falta de documentação acaba causando um transtorno sobre o entendimento das funcionalidades do sistema desenvolvido nas áreas internas da organização.

Ao meu ver ambos os tópicos são importantes e afetam as áreas envolvidas (empresa e cliente) de maneiras distintas.

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Guilherme, no manifesto é dito valorizam "Software em funcionamento mais que documentação abrangente" não é que a documentação não é importante, mas pessoas precisam da documentação, mas entre um software que funciona e uma documentação detalhada e abrangente priorizam o funcionamento do software, até para fazer funcionar e a partir daí fazer as adaptações necessárias.

Guilherme, complementado o que a Elizangela pontuou, as duas coisas andam juntas, mas uma é mais importante que a outra, o que não significa que a documentação pode ser negligenciada, nada disso, apenas esta no segundo lugar quando comparado a funcionalidade e entrega do software, por exemplo.

Concordo com o Guilherme. Os 2 podem andar juntos para facilitar a todos os envolvidos. Tendo uma documentação detalhada e bem explicada do q precisa ser feito, ajuda muito ao desenvolvedor, ajuda a equipe de qualidade a testar, ajuda ao PO ao verificar e até mesmo ao cliente com relação ao q foi solicitado e o que está sendo entregue.

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