3
respostas

Soft skills

Exemplos de soft skills usadas no meio corporativo:

Comunicação clara e assertiva

Trabalho em equipe

Flexibilidade e adaptabilidade

Escuta ativa

Inteligência emocional

Proatividade

Resolução de conflitos

Capacidade de receber e dar feedback

Empatia

Organização e gestão do tempo

Reflexão:

As soft skills são fundamentais em ambientes que adotam metodologias ágeis, pois ajudam a manter o time alinhado, motivado e produtivo. Já percebi que minha escuta ativa, empatia e boa comunicação me destacaram em momentos importantes. Por exemplo, em um dos meus trabalhos, fui reconhecida e promovida à supervisão por conseguir liderar a equipe com equilíbrio e incentivar a colaboração, mesmo em momentos de pressão.

Acredito que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto o conhecimento técnico. Saber lidar com pessoas, mediar situações difíceis e se adaptar a mudanças faz com que a gente se torne referência no time e ganhe a confiança da liderança.

3 respostas

Oi, Camila! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua reflexão com a comunidade Alura.

Você trouxe exemplos muito bem escolhidos de soft skills essenciais para contextos ágeis e destacou com clareza como essas habilidades impactaram sua trajetória profissional. O reconhecimento pela liderança colaborativa mostra como comportamentos como escuta ativa e empatia fazem a diferença mesmo em cenários desafiadores.

Uma dica interessante para o futuro é manter um registro desses momentos de destaque e reconhecimento. Eles ajudam tanto na construção de um bom portfólio comportamental quanto em entrevistas e feedbacks estruturados com a liderança.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Esse futuro já chegou e está nas soft skills. É muito mais fácil treinar alguém sobre aspectos técnicos, ainda mais com o auxilio da IA. Mas buscar e moldar comportamentos desejáveis é um desafio muito maior.

Boa tarde, Camila.

Tem ficado cada vez mais evidente a importância das habilidades comportamentais no meio corporativo. O desafio para o desenvolvimento dessas habilidades dos funcionários é bastante complexo e requer maiores investimentos do que o treinamento de habilidades de cunho técnico.