Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Soft Skill e respondabilidades do Product Manager

Analisando os soft skills (habilidades) apresentadas vemos que de uma maneira ou outra o conjunto é importante em todas as responsabilidades, mas alguns pedem um maior foco. Por exemplo, para desenvolver um ótimo conhecimento de clientes são fundamentais a comunicação, empatia e escuta ativa.Para conhecimentos dos dados, o pensamento analítico se destaca.

Já para desenvolver o conhecimento do negócio os mesmos soft skills de cliente se aplicam, mas a liderança se destaca muito mais pois muitas vezes estaremos liderando ou trabalhando em conjunto com stakeholders internos superiores. Assim como para conhecimento de dados vejo que para desenvolver o conhecimento do mercado a habilidade de pensamento analítico desempenha um grande papel.

1 resposta
solução!

Olá, Wanderley! Tudo bem? =)

Para exemplificar, vamos pegar as responsabilidades e habilidades que você mencionou:

  1. Conhecimento de clientes: Como você mencionou, a comunicação, empatia e escuta ativa são fundamentais. Isso porque para entender os clientes, é preciso se comunicar efetivamente com eles, ter a capacidade de se colocar no lugar deles (empatia) e ouvir atentamente suas necessidades e feedbacks (escuta ativa).

  2. Conhecimento de dados: Aqui, o pensamento analítico é crucial, pois é necessário analisar e interpretar os dados para tomar decisões informadas.

  3. Conhecimento do negócio: Além das habilidades mencionadas para o conhecimento de clientes, a liderança é essencial aqui, pois o Product Manager muitas vezes precisa liderar equipes e tomar decisões importantes para o negócio.

  4. Conhecimento do mercado: Novamente, o pensamento analítico é importante, pois é necessário entender a dinâmica do mercado, as tendências, a concorrência, etc.

Sua análise está correta e bem alinhada com as responsabilidades de um Product Manager. É importante lembrar que essas habilidades não são estanques e muitas vezes se sobrepõem. Por exemplo, a liderança também envolve boa comunicação e empatia, e o pensamento analítico pode ser necessário para entender melhor os clientes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software