Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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sofri, mas consegui

eu não compreendi o como o professor chegou na lógica de criar as funções.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var cores = ["blue", "red", "green"];
    var idCores = 0;
    var desenhar = false;

    function desenhaCirculo(evento) {
        if(desenhar == true){

            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

            if(evento.shiftKey && evento.altKey){
                alert("somente um tecla por vez por favor");

            }else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40){

                    raio = raio + 10;

            }else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10){
                    raio = raio - 5;
            }

            pincel.fillStyle = cores[idCores];
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ", " + y);


        }
    }

    function ativado(){

        desenhar = true;
    }

    function desativado(){

        desenhar = false;
    }

    function mudaCor() {
        idCores++;
        if(idCores > 2){
            idCores = 0;
        }    
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;
    tela.onmousemove = desenhaCirculo;
    tela.onmousedown = ativado;
    tela.onmouseup = desativado;

</script>
1 resposta
solução!

Fala, João! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno

Mandou bem, meu amigo!

Qual dúvida que ficou da construção?

Fico no aguardo!