eu não compreendi o como o professor chegou na lógica de criar as funções.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var cores = ["blue", "red", "green"];
var idCores = 0;
var desenhar = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenhar == true){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(evento.shiftKey && evento.altKey){
alert("somente um tecla por vez por favor");
}else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40){
raio = raio + 10;
}else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10){
raio = raio - 5;
}
pincel.fillStyle = cores[idCores];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ", " + y);
}
}
function ativado(){
desenhar = true;
}
function desativado(){
desenhar = false;
}
function mudaCor() {
idCores++;
if(idCores > 2){
idCores = 0;
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
tela.onmousedown = ativado;
tela.onmouseup = desativado;
</script>