3
respostas

Socorro

Boa Dia/Tarde/Noite para quem lerá esse post, como faço para conseguir aprender a programar? Assisto os vídeos, repito, faço igual, porém a lógica na minha cabeça não fica tão boa, não consigo reproduzir algo diferente ou fora da caixa do que foi feito. Principalmente quando o casto é Array; Como faço para melhorar minha lógica e ser um bom programador?

3 respostas

Olá Pedro. Uma sugestão é você procurar desenvolver uma aplicação que você tenha interesse pessoal. Escolha a linguagem que você está mais acostumado e pense em algo que você gosta, desenvolver um joguinho, desenvolver um sistema para controle das suas finanças, desenvolver uma página web empresarial, um aplicativo para o seu celular, enfim, algo que você ache bacana. Então coloque a mão na massa, comece pelo básico e vá incrementando a ideia a medida que você resolve as coisas. Quando você coloca a mão na massa é que você terá problemas, mas também é quando você irá atrás para resolvê-los, use e abuse do google. Só praticando que você irá vencer essa barreira de não conseguir pensar logicamente. Boa sorte.

Oi, Pedro, tudo bem?

Os primeiros contatos com a programação são difíceis , por ser um mundo novo, temos algumas barreiras para derrubar até nos sentirmos mais íntimos da lógica de programação. Precisamos treinar nossa mente a resolver problemas, do dia-a-dia, assim como na programação, até porquê ela surgiu com esse intuito, resolver problemas. E a lógica vem como a forma mais paupável para a resolução de problemas, seja do mais trivial do cotidiano até do mais complexo da programação.

Vi aqui que você fez os cursos de lógica, sugiro que os refaça, tentando fazer os exercícios sozinho, da forma como você entendeu o problema e como você acredita que ele pode ser solucionado através da lógica de programação. Ao mesmo tempo leia livros, veja outras fontes de aula em vídeo para fixar cada vez o conteúdo. Monte um plano de estudo, é essencial. Mas o pricinpal é não se preocupar com o fato de você não estar com a lógica de programação na ponta da língua, demora... para que um aluno esteja fluente em lógica.

Espero ter te ajudado e bons estudos :}

Oi Pedro. Uma coisa que funcionava para mim nos primeiros anos de programação e que uso até hoje quando o problema é complexo, é fazer desenhos. Hoje em dia tenho uma lousinha, mas no passado fazia no caderno mesmo. Como sou uma pessoa visual, quando desenhava o que estava tentando entender, facilitava muito. Você comentou dos arrays, eu literalmente desenhava caixinhas e colocava os valores dentro para representar eles, então desse jeito entendia bem melhor o que estava acontecendo. Espero que essa dica te ajude de alguma maneira, mas o importante é insistir e logo vai se tornar algo natural para você.Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software