1
resposta

Sócios investidores e sócios "trabalhadores"

Caros, tenho sempre essa dúvida comigo. Considerem que estou montando uma empresa com mais 3 pessoas. Uma delas é um sócio que entrará com o investimento inicial da empresa, os demais serão sócios que trabalharão no operacional da empresa, mas que dizem não ter dinheiro para entrar na empresa.

1) Esse tipo de sociedade é possível de ser formalizada?

2) Qual seria o melhor enquadramento?

3) É possível ter sócio investidor e sócio que só trabalha?

4) Esse trabalho é contabilizado como integralização na empresa?

Agradeço.

1 resposta

Olá Lourival, tudo bem com você??

Tentarei te auxiliar quanto as suas dúvidas, mas a melhor orientação que posso te dar é buscar um amparo legal diretamente com um advogado da área, pois são questões específicas e percebo que precisará desse tipo de assistência.

1) Esse tipo de sociedade é possível de ser formalizada? R: É possível sim, tendo em mente que quem participa com trabalho, poderá vir a receber um "pro labore"

2) Qual seria o melhor enquadramento? R: Há diversos tipos de sociedade na legislação brasileira vigente. Os tipos de sociedade têm como objetivo definir as responsabilidades do sócios. O enquadramento dependerá do tipo de sociedade escolhida, não decorrente da lei. Será necessário consultar um advogado.

3) É possível ter sócio investidor e sócio que só trabalha? R: É possível, conforme respondi na questão 1.

4) Esse trabalho é contabilizado como integralização na empresa? R: Aconselho consultar com uma contabilidade sobre essa questão.

Espero ter te ajudado e quando tiver dúvidas é só retornar aqui! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software