Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre validações 2

Desculpe! Acabei clicando no botão de solução e encerrei o tópico sem querer... Se tivesse uma forma de reabrir o tópico, em pelo menos 5 minutos, seria legal :)

A classe Parcelas serve para calcular e validar as parcelas. Ela recebe os dados do Controller e valida o valor total e a quantidade de parcelas para poder fazer o cálculo.

Ela devolve para o Controller um array com as parcelas calculadas.

Na minha lógica, eu achei que seria correto separar o cálculo de parcelas em uma classe diferente da que valida e processa os dados do pagamento em si.

Já que Parcelas é uma classe que gera parcelas, eu já valido os valores recebidos como parâmetro.

O meu controller chama a classe Parcelas para tratar somente as parcelas, e também uma classe Pagamentos, que trata os demais campos informados.

Seria melhor criar uma classe que já valida todos os dados e gera as parcelas?

Outra coisa. O correto seria colocar as classes dos Models no singular ou plural?

2 respostas
solução!

Fala, Flávio.

Como não sei de que post você está falando, a dúvida ficou meio abstrata, mas vou tentar responder:

A classe Parcelas serve para calcular e validar as parcelas.

Então essa classe não representa parcelas. Ela representa uma calculadora de parcelas. Você tem um problema na definição do seu domínio.

Ela devolve para o Controller um array com as parcelas calculadas.

Aqui tá a prova de que a classe Parcelas não representa parcelas de verdade, já que você em outro lugar utiliza um array para representar parcelas.

Na minha lógica, eu achei que seria correto separar o cálculo de parcelas em uma classe diferente da que valida e processa os dados do pagamento em si.

Provavelmente o que você realmente quer é uma classe que representa um pagamento, e desse pagamento você pode recuperar o número ou valor das parcelas.

Outra coisa. O correto seria colocar as classes dos Models no singular ou plural?

Não existe "classe dos Models". Suas entidades devem estar no singular, visto que uma instância de uma classe de entidade representa uma única coisa (Aluno, Pessoa, Pagamento, Pedido, etc). Se você coloca no plural, isso deve ser uma coleção (Parcelas deve ser uma coleção de parcelas. Alunos deve ser uma turma com vários Alunos).

Legal Vinicius. Ainda tenho muita coisa para aplicar, mas já deu pra ver bastante coisa do que não fazer.

Obrigado!