Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre validações

Boa tarde.

Acho que não vimos sobre validação, pelo menos não deste tipo.

Fazendo meus testes aqui, supondo que temos um formulário de pagamentos. Dentre as várias informações a serem validadas, vamos pegar apenas o valor e a quantidade de parcelas.

Como o usuário pode colocar um "A" no campo valor ou quantidade de parcelas, então, obviamente, estes campos precisam ser validados.

Eu criei uma classe Parcelas que recebe do controller o valor e a quantidade de parcelas informadas. Nesta classe Parcelas já faço a validação do valor e da quantidade.

Considerando os conteúdos que vimos nos cursos, assim já é um bom começo ou tem forma melhor de fazer? Talvez uma classe somente para validações?

1 resposta
solução!

Fala, Flavio.

Essa classe que você chamou de Parcelas representa o que? Representa um pagamento no sistema? Se sim, chame ela de Pagamento. O nome Parcelas não parece fazer muito sentido.

Fora isso, aparentemente está ok sim. A validação parece estar no local certo, mas...

Também é importante ter validação no front-end. No seu formulário, coloque um input com type="number" para que a pessoa só digite números ali. ;-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software