5
respostas

Sobre usuários no AD, Quantidade de usuários simultâneos.

Estou com um projeto de 400 máquinas para logar no em um AD, preciso saber em relação a licenças, se é necessário linceças para os usuários clientes?

Exemplo: Tenho um AD com hardware necessário, e preciso logar 400 máquinas windows nele. Preciso de 400 licenças? ou só preciso logar como o windows normalmente validado ?

Preciso de além do servidor rodando windows server, de 400 licenças para os clientes?

5 respostas

Em relação ao AD para que você mantenha um controle de usuários só precisa de uma licença mesmo, desde que o AD seja usado para conectar usando outras maquinas.

Mas no caso de usuários simultaneos conectados ao Windows através de acesso remoto (RDP - Remote Desktop Protocol) aí sim você irá precisar dessas 400 licenças.

Entendeu ?

Se for somente para controlar os acessos mesmo na rede, é só a licença do Windows Server, no caso de acesso remoto ao Windows Server é licença por usuário.

Muito obrigado, Tenho uma dúvida referênte as CALs, se eu preciso para conectar minhas máquinas clientes no server AD?

Ou não é necessário?

Só pra ficar claro, tenho que ter um server rodando windows server com AD instalado somente?

As máquinas que se conectaram ao servidor via domínio não precisa de uma licença especial, apenas que seja uma máquina windows com sua respectiva validação do windows, ex. windows 7,8 ou 10 ?

Então para você estar dentro da legalidade de licenças da Microsoft, você precisa de um CAL(Licença), que é basicamente a licença para cada computador ou maquina no dominio.

Se você tiver mais usuários que maquinas, utilize a licença de cada Windows, se você tiver mais maquinas que usuários opte por utilizar a licença por usuários.

Basicamente você precisa da licença do server, e as maquinas que conectam nele tem que estar licenciadas direitinho.

Muito bom Danilo !!! só mais uma pergunta. Tenho 350 Máquinas é 600 usuários, com relação as CALs , como ficaria? eles não conectam simultâneamente, trabalho em regime de turno. mesmo assim preciso de CALs? como ficaria esse parque em relação as licenças?

Você pode pegar as licenças por maquina, ao invés de usuário já que os mesmos trabalham em turno, é mais econômico dessa forma, pois no máximo terão 350 pessoas conectadas simultaneamente.

O CAL é a licença propriamente dita, para que fique tudo regularizado conforme politica de licenciamento da Microsoft, você precisa da licença. Nesse cenário que você apresentou basta licença para o Windows Server e licença para máquina e não por usuário, já que você não tem 600 acessos simultaneos, terá no máximo 350 então é mais vantagem trabalhar desta forma.