3
respostas

Sobre transcompilar o codigo pelo babel

Tive problemas utilizando as versoes que foram passadas no curso, consegui apenas utilizando as versoes

"babel-cli": "^6.26.0", "babel-preset-es2015": "^6.24.1"

outra dica é que nao se faz mais necessario o uso do arquivo .babelrc, sendo que o presets pode ser adicionados na linha de comando do build

"build": "babel --presets es2015 app-es6 -d app --source-maps"

3 respostas

Fala ai Giovani, estranho, teria que ver o erro que estava apresentando, pois seguindo as mesmas versões do curso, tudo deveria funcionar.

Sobre utilizar o .babelrc não é porque você pode passar o 'presets' via linha de comando que o mesmo é desnecessário, tudo depende do caso, do gosto particular ou da empresa.

Espero ter ajudado, obrigado pelo feedback.

Opa, estou concluindo o curso agora e usei as versoes recomendadas nos videos mesmo.

edit=== Não sei se ficou claro, mas quis dizer que com as versões recomendadas tudo funcionou conforme esperado. =]

Boa tarde. Acabei de baixar o projeto final do curso e tudo funcionou perfeitamente na meu Mac, no Linux Ubuntu 15. Só não testei Windows porque não tenho nenhum aqui perto.

Matheus, obrigado pela resposta. Exato, Babel abre espaço para que o desenvolvedor escolha como quer utilizar o arquivo de configuração. Ainda assim, obrigado Giovani por compartilhar essa forma conosco.

Bom, não sei o que houve na sua máquina e provavelmente não vamos saber, pois você já atualizou sua infra, uma pena. Bom, eu fiquei curioso, porque dos 4972 alunos que fizeram esse curso você foi o primeiro a apresentar problema com a versão do Babel. Quero descobri o que aconteceu, vai que acontece com mais pessoas, né?

O projeto final esta completo aqui para ser testado.

https://cursos.alura.com.br/course/javascript-es6-orientacao-a-objetos-parte-3/task/19683

Veja se ele funciona conforme o esperado. Faça o npm install da pasta client para que ele baixe as dependências e depois execute o script de compilação. Se ainda assim não funciona, nos avise.

Aliás, Ah, qual versão do Node.js vc esta usando?