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Sobre tamanho da iteração x Produto potencialmente entregável

Normalmente, nos projetos de software, as primeiras iterações possuem muitos aspectos que ainda não foram bem resolvidos e.g. qual linguagem utilizar, qual arquitetura, bibliotecas, etc... Isso com certeza agrega maior esforço para a entrega de um produto potencialmente entregável. Isso justificaria que nas primeiras iterações (somente) a duração fosse maior? Ou o correto seria já entrar nas primeiras Sprints com essas questões definidas e já começar a focar nos problemas de negócio? Se essa última pergunta for verdadeira, existe uma fase de projetos ágeis pra isso?

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Olá Victor,

acaba dependendo muito do projeto. Uma das estratégias é que questões como tecnologias que serão usadas, organização o Product Backlog se você estiver trabalhando com um framework como Scrum, entre estas outras decisões de começo de projeto, os times fazem uma Sprint Zero. Ela ocorre antes de fato de começarem a rodar as sprints de fato e serve como momento de preparação para o time.

Além disso, muitas vezes no começo do projeto os times optam por ter Sprints de maior duração (como de 3 ou 4 semanas) por conta de ser o momento de preparar/montar o ambiente do projeto, como construir o servidor, preparar aquela versão de partida do projeto, etc.

Bom, nesse caso entendo que quaisquer treinamento ou escolha de ferramentas para desenvolvimento devem ser listados como histórias e entram com prioridade maior Product BackLog da mesma forma que um requisito de negócio, assim não justificaria uma interação maior nem menor.

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