Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre responsabilidades de funções

Olá, estou com uma dúvida a respeito de responsabilidades de uma função.

Tomando por exemplo o caso do sorteiaPosicao desta aula "O Alvo aleatório".

Nesta aula,precisam ser gerados dois números aleatórios, correspondentes às coordenadas x e y, que serão utilizadas como parâmetros da função desenhaAlvo. A solução adotada foi criar a função sorteiaPosicao, a qual gera apenas um número aleatório, baseado no valor máximo passado como parâmetro.

Em seguida, esta função é chamada duas vezes, e cada retorno passado a uma variável, que por sua vez são os parâmetros para a funcao desenhaAlvo que eu citei anteriormente.

Ok, porém, haveria alguma diferença em termos uma função chamada "sorteiaPosicoes" ou "sorteiaCoordenadas", que receberia como parâmetros os valores máximos de x e y desejados, e retornasse logo os dois números? Imagino esses valores passados para uma variável do tipo tupla ou algo do tipo (não sei se JS trabalha com tuplas... eu sou iniciante em Python).... Essa seria uma boa prática? Ou acabaria "inchando" a função com regras?

Tem alguma diferença de boa prática / performance, ou seria apenas questão de opinião / perspectiva?

1 resposta
solução!

Boa noite, Bruno! Como vai?

Não seria má prática vc criar essa função "sorteiaCoordenadas()"! Inclusive acho que deixaria o código mais semâtico, o que se configuraria uma boa prática!

Só que o problema dessa sua abordagem é que até esse ponto do curso os alunos não teriam como devolver essa tal "tupla" que vc sugeriu já com os valores de x e y! Esse tipo de conhecimento só será adquirido mais pra frente em outros cursos de JavaScript!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!