1
resposta

Sobre relacionamento fraco e forte.

A presença de uma entidade fraca já define o relacionamento entre as entidades como fraco?

Por exemplo,

Se uma das entidades é fraca, independente do fluxo seguido, o relacionamento é fraco? Se as duas entidades fracas se relacionam entre si, o relacionamento é fraco? Ou até mesmo, independente do grau de relacionamento, seja binário, ternário ou n-ário, caso uma das entidades seja fraca isso já determina que o relacionamento entre elas é fraco?

1 resposta

Oi, Damodara! Tudo certo por aí?

Logo de início, peço desculpas pela demora em retornar.

Exatamente isso! Independente da quantidade de entidades envolvidas no relacionamento, caso uma delas seja fraca, isto é, dependa de outra entidade, será necessário ilustrar o relacionamento com um losango de borda dupla (o qual indica que existe um relacionamento fraco).

Portanto, caso duas entidades fracas estejam em um relacionamento, este também deverá ser fraco.

Trazendo como exemplo duas das entidades fracas vistas no curso, livro e estoque, podemos relacioná-las utilizando um losango com borda dupla, desta maneira:

Início da transcrição. Recorte de captura de tela de um diagrama entidade-relacionamento. Imagem de fundo branco composta por três figuras planas. A primeira figura, representada por um retângulo com duas bordas, contém o texto "Livro" em seu interior; em seu lado direito, há a notação de cardinalidade um para muitos. A segunda figura, representada por um losango com duas bordas, contém o texto "Existe". A terceira figura, representada por um retângulo com duas bordas, possui o texto "Estoque" em seu interior; em seu lado esquerdo, há a notação de cardinalidade zero para um. As figuras um e dois se relacionam através de uma reta, assim como as figuras dois e três. Fim da transcrição.

Espero ter ajudado, Damodara! Conte com o fórum enquanto estiver estudando!

Forte abraço e até mais.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.