2
respostas

Boa noite! Alguém está construindo RAG usando langChain ? Gostaria de saber como faço para testar/ativar meu retriever, pois o mesmo não está recuperando os documentos.

2 respostas

Olá, Fabio, tudo bem?

Para testar e ativar seu retriever no LangChain, é importante garantir que ele esteja configurado corretamente para acessar os dados que você precisa.

Por exemplo, se você estiver usando um retriever baseado em Elasticsearch, verifique se a conexão com o Elasticsearch esteja correta. Deixo um exemplo de código:

from langchain.retrievers import ElasticsearchRetriever

retriever = ElasticsearchRetriever(
    es_host='http://localhost:9200',
    index_name='meu_indice'
)

Você pode ainda fazer uma consulta simples para verificar se o retriever está funcionando corretamente. Algo assim:

query = "sugestões de viagem para o Brasil"
documentos = retriever.retrieve(query)
print(documentos)

Se ao executar a consulta você não obtiver documentos de volta (se a variável documentos estiver vazia), pode haver um problema na configuração do índice no Elasticsearch ou na própria consulta que você formulou.

Uma vez que você tenha confirmado que o retriever está funcionando, você pode integrá-lo com o LangChain e o modelo GPT da OpenAI.

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Manalisa !

Obrigado por sua ajuda. Estou estudando esta área agora, tudo muito novo pra mim. Estou usando um retriever do tipo transformer, usando o seguinte comando: retriever = vector_store.as_retriever()

Se puder me dá mais dicas, ficarei muito grato!