Boa noite! Alguém está construindo RAG usando langChain ? Gostaria de saber como faço para testar/ativar meu retriever, pois o mesmo não está recuperando os documentos.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite! Alguém está construindo RAG usando langChain ? Gostaria de saber como faço para testar/ativar meu retriever, pois o mesmo não está recuperando os documentos.
Olá, Fabio, tudo bem?
Para testar e ativar seu retriever no LangChain, é importante garantir que ele esteja configurado corretamente para acessar os dados que você precisa.
Por exemplo, se você estiver usando um retriever baseado em Elasticsearch, verifique se a conexão com o Elasticsearch esteja correta. Deixo um exemplo de código:
from langchain.retrievers import ElasticsearchRetriever
retriever = ElasticsearchRetriever(
es_host='http://localhost:9200',
index_name='meu_indice'
)
Você pode ainda fazer uma consulta simples para verificar se o retriever está funcionando corretamente. Algo assim:
query = "sugestões de viagem para o Brasil"
documentos = retriever.retrieve(query)
print(documentos)
Se ao executar a consulta você não obtiver documentos de volta (se a variável documentos estiver vazia), pode haver um problema na configuração do índice no Elasticsearch ou na própria consulta que você formulou.
Uma vez que você tenha confirmado que o retriever está funcionando, você pode integrá-lo com o LangChain e o modelo GPT da OpenAI.
Espero ter ajudado e fico à disposição.
Abraços e bons estudos!
Oi, Manalisa !
Obrigado por sua ajuda. Estou estudando esta área agora, tudo muito novo pra mim. Estou usando um retriever do tipo transformer, usando o seguinte comando: retriever = vector_store.as_retriever()
Se puder me dá mais dicas, ficarei muito grato!