2
respostas

Sobre: Quais abordagens você usaria?

No pet shop Gatito,

  • anotaria quais os produtos disponibilizados pela loja e como estão dispostos no estabelecimento;
  • verificaria o fluxo da clientela, se há um momento de pico, e qual o horário;
  • anotaria o passo a passo do atendimento.

Nos pet shops concorrentes,

  • logo na entrada, observaria como a loja dispõe os produtos nas vitrines e se há algum diferencial na aparência física;
  • ao entrar no estabelecimento, verificaria o processo de atendimento e anotaria as etapas;
  • enquanto isso, observaria como os produtos são organizados, se há um padrão de especificidade e a variedade dos mesmo;
  • anotaria todo o processo de compra: método de atendimento do caixa, variedade de opções de método de pagamento e disponibilidades de entrega;
  • ao marcar o banho e tosa, verificaria e anotaria o processo e se há algum ruído;
  • observaria a movimentação e se há um horário específico do pico de clientela;
  • verificaria se há algum método de “fidelidade” para os clientes assíduos, como: cartões de pontos, desconto especial ou gratificações.
2 respostas

Oi, Gabriel, tudo bem?

Esse processo que você anotou está bem legal. Entender como o negócio e os concorrentes do negócio funcionam é muito importante para entregar as melhores soluções e se destacar no mercado

Boa tarde!

Achei bem bacana essa abordagem de observação e empatia. A proposta do Gabriel, inclusive, nos mostra o quanto há para se observar, entender o processo, e aprender com o(s) outro(s), sem já chegar cheio de julgamentos de valor, etc.