1
resposta

Sobre processamento de linguagem natural

Olá Guilherme,

Eu gostaria de usar linguagem natural para responder à determinadas perguntas sobre um negócio de e-commerce, que utiliza um banco de dados relacional, por exemplo:

Qual o produto mais vendido? Quantos produtos custam menos que 100 reais? Quanto vendeu ontem?

Sei que trata de um questão avançada, mas você teria uma ideia de um caminho a ser estudado para responder essas perguntas com machine learning ou outra tecnologia?

1 resposta

Bom dia Joaz,

Se não me engano a Microsoft (não sei o nome do projeto) e a IBM (através do Watson) disponibilizam algum tipo de API para treinamento e consumo imediato.

Fora isso, se quiser ir mais baixo nível sugiro procurar eventos de NLP na academia brasileira, que deve apontar as ferramentas sendo utilizadas hoje em dia para o português.

Se não me engano no nerdtech de machine learning o Paulo chega a citar outro algoritmo famoso como alternativa: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdtech/machine-learning/

[]s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software