Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Sobre Proatividade

Trabalho em um setor publico, ser proatiava nesse lugar é muito complicado. Já fazem 3 meses que venho pedindo o conserto de um gaveteiro, por que um novo eu sei que não vou receber. Mandei fazer a peça que estava quebrada, comprei os parafusos que faltavam, desmontei e removi os rodízios e dexei tudo separado. O meu unico crime foi não ter uma furadeira para finalizar o serviço e ter que solicitar ao setor de manutenção do prédio "ajuda com a mão de obra". Eu sou técnico administrativo o que poderia fazer?

1 resposta

Olá, Lilian, como vai?

Entendo a sua colocação e o exemplo mostra uma situação bem comum, onde existem limitações de recursos, processos internos e responsabilidades bem definidas. Pelo que você contou, sua postura já demonstra bastante iniciativa: você identificou o problema, buscou uma solução, providenciou a peça, comprou os parafusos e preparou tudo o que estava ao seu alcance. Nesse caso, a proatividade não significa assumir atividades que fogem das suas atribuições ou utilizar ferramentas que você não possui.

A linguagem proativa também envolve reconhecer aquilo que está sob o nosso controle e agir sobre isso, sem assumir responsabilidades que pertencem a outros setores. Como você depende da equipe de manutenção para concluir o serviço, uma alternativa pode ser registrar formalmente as solicitações, acompanhar o andamento e manter a comunicação com os responsáveis. Dessa forma, você continua sendo proativa, mas respeitando os limites da função e dos processos da instituição. A proatividade não elimina obstáculos externos, ela ajuda a direcionar seus esforços para aquilo que realmente pode ser influenciado.

Na sua opinião, existem outras situações no seu ambiente de trabalho em que pequenas mudanças na forma de agir ou de acompanhar as demandas poderiam trazer resultados diferentes, mesmo diante das limitações do setor público?

Conte com o fórum sempre que surgir uma dúvida. Estamos à disposição para continuar essa conversa.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!