Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Sobre Proatividade

Trabalho em um setor publico, ser proatiava nesse lugar é muito complicado. Já fazem 3 meses que venho pedindo o conserto de um gaveteiro, por que um novo eu sei que não vou receber. Mandei fazer a peça que estava quebrada, comprei os parafusos que faltavam, desmontei e removi os rodízios e dexei tudo separado. O meu unico crime foi não ter uma furadeira para finalizar o serviço e ter que solicitar ao setor de manutenção do prédio "ajuda com a mão de obra". Eu sou técnico administrativo o que poderia fazer?

1 resposta

Olá, Lilian, como vai?

Entendo a sua colocação e o exemplo mostra uma situação bem comum, onde existem limitações de recursos, processos internos e responsabilidades bem definidas. Pelo que você contou, sua postura já demonstra bastante iniciativa: você identificou o problema, buscou uma solução, providenciou a peça, comprou os parafusos e preparou tudo o que estava ao seu alcance. Nesse caso, a proatividade não significa assumir atividades que fogem das suas atribuições ou utilizar ferramentas que você não possui.

A linguagem proativa também envolve reconhecer aquilo que está sob o nosso controle e agir sobre isso, sem assumir responsabilidades que pertencem a outros setores. Como você depende da equipe de manutenção para concluir o serviço, uma alternativa pode ser registrar formalmente as solicitações, acompanhar o andamento e manter a comunicação com os responsáveis. Dessa forma, você continua sendo proativa, mas respeitando os limites da função e dos processos da instituição. A proatividade não elimina obstáculos externos, ela ajuda a direcionar seus esforços para aquilo que realmente pode ser influenciado.