1
resposta

Sobre os Pixels

Bom dia, Gostaria de um esclarecimento melhor sobre a definição de pixels. A um tempo atrás eu criei um desenho no Illustrator, o qual foi para a gráfica e mesmo sido criado em vetor, teve uma má impressão. É possível que o número de pixels inseridos na tela de criação do documento não tenha sido suficiente? Em teoria, eu não poderia transformar o tamanho do desenho quanto eu precisar, que ainda sim deveria ficar do mesmo jeito? Porque existe definição de pixels se é um vetor, em teoria, totalmente, manipulável diferente de outras configurações de imagem? Desculpas tantas perguntas, mas eu preciso muito entender esse tema mais profundamente e não sei onde procurar. No google não encontrei nada que me explicasse bem. Obrigado.

1 resposta

Oi Bruno, como vai?

Ainda que impressoras consigam perceber informações vetoriais, como routers ou máquinas de corte, quando falamos de impressão de imagens, acontece o que se chama de "rasterização" da imagem para produção.

Isso quer dizer que primeiro o vetor é transformado em imagem comum, com uma resolução específica. É possível ter uma imagem vetorial e imprimir em baixa resolução, de forma que o resultado seja pixelado. É comum acontecer quando se coloca para imprimir direto um vetor que está em tamanho pequeno e pede para a impressão tomar o espaço da folha, por exemplo. Na impressão o vetor é traduzido, esticado e isso muda sua resolução de saída.

Por isso falamos em configurações de saída do arquivo, seja em PDF, JPG, TIFF, etc. Você precisará entender o tamanho, resolução de saída e outros atributos do arquivo final, antes de imprimir, para garantir uma impressão profissional.

Dá uma olhada nesses cursos aqui: https://cursos.alura.com.br/course/composicao-impressao https://cursos.alura.com.br/course/design-grafico-conhecimento-de-impressao

Espero ter ajudado. Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software