1
resposta

Sobre organização dos estudos

Ola pessoal, vou dizer como eu organizo meus estudos. Primeiro leio conteudo sobre o tema, assisto videos e faço intervalos nesse momento de absorção de informações. Depois vejo minhas duvidas e corro atrás pra entender, leio manuais, vejo no github como se faz e leio conteudos especificos, porem se tiver algum mentor é mais fácil perguntar diretamente, ou tbem algum colega mais experiente, caso haja alguem disponivel pra conversar. Geralmente depois que entendi tudo verifico se meu conhecimento esta solidificado, geralmente criando joguinhos pros meus filhos, no caso de codigo ou lendo conteudos mais especializados, que também funciona para ampliar o conhecimento e trazer alguns detalhes. Quanto ao horario, tenho a parte da tarde para estudar, ja que sou mae solo e aproveito a parte da manhã para cumprir todo protocolo diário, como arrumar casa, lavar roupa, ou mesmo fazer supermercado, academia, etc. Pra mim também funciona muito os resumos, mapas mentais que eu faço a caneta mesmo, já que geralmente os programas de mapas sao pagos. Ja os podcasts eu prefiro assistir a noite, enquanto faço janta e arrumo a louça. Acredito que quem gosta de estudar sempre consegue encaixar o horario de estudo na rotina, porem se nao for um interesse legitimo qualquer coisa leva a pessoa de volta pra rede social. Atualmente estudamos também no celular e desligar as notificacoes dos aplicativos ja basta para nao se distrair nos momentos de estudo. Quero novamente agradecer ao pessoal da Alura e da Oracle por tão maravilhosa oportunidade!

1 resposta

Jussara, adorei seu relato! Sua organização demonstra um equilíbrio muito bem estruturado entre absorção de conteúdo, prática e revisão, além de adaptar os estudos à sua rotina de forma eficiente.

Gostei especialmente da sua abordagem de variação de estratégias, combinando leitura, vídeos, consultas em fontes especializadas e até a criação de jogos para testar o conhecimento. Essa diversificação ajuda na fixação do conteúdo e torna o aprendizado mais dinâmico.

Outro ponto interessante é a gestão do ambiente de estudo. Desligar notificações do celular, por exemplo, é um detalhe simples, mas que faz toda a diferença para manter o foco. Pequenos ajustes como esse garantem mais produtividade e evitam distrações que podem comprometer o aprendizado.

A forma como você incorpora resumos e mapas mentais escritos à mão também merece destaque. Muitas vezes, a escrita manual auxilia na fixação do conteúdo e facilita a memorização. E os podcasts à noite são um excelente complemento para aproveitar o tempo de maneira produtiva.

Seu relato mostra que, mesmo com uma rotina cheia de responsabilidades, é possível estruturar um plano de estudos eficiente. A chave está na disciplina, na consistência e no interesse genuíno pelo aprendizado. Parabéns pela organização e pelo comprometimento!

Se a resposta te ajudar, marque como solucionada.