Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Sobre o webservice

Durante as aulas o professor utiliza um npm install para ter o webservice disponível, mas no código baixado não tem isso. Como fazer para testar localmente?

5 respostas
solução!

Boa tarde, Everton! Como vai?

Na realidade, durante as aulas eu só executo o npm start dentro da pasta do webservice aluracar-webservice. Vc pode ver isso nessa aula a partir de 2:20.

Além disso, na descrição desse mesmo vídeo há um link para o download da API.

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Oi Gabriel, eu testei em minha casa e funcionou. Obrigado. Entretanto, em meu local de trabalho, quando invoco npm start a console não retorna nada, não inicializa o serviço. Lá tem um proxy, penso que seja este o problema. Como posso resolver isso?

Boa noite, Everton! Como vai?

Quando eu executo o npm start aqui na minha máquina, tenho o seguinte retorno:

npm start

> api@1.0.0 start C:\Users\gabrielleite\Downloads\aluracar-webservice
> node server.js

Servidor rodando em http://localhost:8080

Ele não aparece de imediato, demora alguns poucos segundos até exibir isso.

Até onde pensei, um proxy não deveria ser impedimento para iniciar a API. Mas, faça o seguinte: execute o npm start na máquina do seu trabalho, espere por uma saída (ele tem que responder alguma saída nem que seja um erro) e depois cole-a aqui para que eu possa dar uma olhada e te ajudar.

Obs.: No entanto, como na sua casa tudo funciona, sabemos que é um problema restrito ao seu trabalho e que vc pode seguir em frente no curso!

Aguardo o seu retorno para a gente carimbar esse problema como resolvido! hahahaha

Grande abraço, meu aluno!

Olá Gabriel, tudo bem? Apenas para fechar o post. Hoje deu tudo certo para o NPM Start em meu serviço. Deve ser alguma coisa que estava "presa" em minha máquina quando fiz o teste. Desliguei ela também e ao reiniciar deu certo a inicialização do WS. Muito obrigado pela cordialidade no atendimento. Abraços

Opa, melhor agora com a boa notícia! Que bom que deu tudo certo!

Aproveita agora e já manda bala no curso pq ainda tem a parte 2 que está cheia de coisa bacana!

Sempre que tiver qualquer problema basta recorrer ao pessoal aqui do fórum!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!