Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre o uso de cabos cruzados entre computadores e Roteadores

Eu só estou querendo confirmar se meu raciocínio está correto.

Durante um bom período eu crimpei os cabos de internet por conexão direta para conectar o pc ao roteador, mas por meio das leituras recomendadas do fórum eu descobri que hoje em dia a maioria dos roteadores possuem um recurso chamado MDI-X, que permite os roteadores se adequarem a convenção utilizada pelo dispositivo do outro lado da conexão, por isso, quando eu utilizo um cabo direto entre o pc e o roteador a conexão ocorre normalmente, porém a convenção utilizada entre um computador e um roteador é o cabo cruzado como mostrado na aula.

Minha dúvida é: Meu raciocínio está correto, ou ainda estou equivocado em algo?

2 respostas
solução!

Olá Jean, tudo bem?

Está correto sim o seu raciocínio.

O cabo direto não é recomendado apenas quando se têm dois dispositivos com portas MDI (Interface Dependente Média), nesse caso pode ocorrrer falhas na comunicação.

Agora caso a conexão for feita com um dispositivo com porta MDI-X, como no seu caso, estará tudo certo, pois na interface dele é alternado os pinos de transmissão e recepção.

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄


Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Fala Jean, tudo certinho?

Teu raciocíno está correto.

O cabo direto você usa justamente para esse tipo de conexão no teu roteador por a placa de rede dele ser invertida da placa do computador, então o teu computador vai se comunicar perfeitamente com o roteador através do cabo direto. (pelo que entendi)

A parte do cabo cruzado é no caso de você querer conectar o seu computador com outro computador sem o auxilio de um roteador ou hub, porque os dois computadores tem a mesma placa de rede e no caso da linha de transmissão e recepção de dados serem pelos mesmo canais, se você fizer ele direto no caso da TIA 568A nas duas pontas vai haver um choque de comunicação, por isso se cruza a TIA 568A em uma ponta e a TIA 568B em outra ponta para que haja comunicação entre os dois computadores.

Pode acontecer de os dois computadores se comunicar com o cabo direto TIA 568A nas duas pontas (sim) pois as placas de redes mais recentes tem essa tecnologia MDI-X que alterna os pinos de transmissão e recpção através de um softaware.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software