Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre o tempo da sessão

Boa tarde,

Meu perfil aqui na Alura fica sempre logado, há dias está assim, nunca saio, então isso quer dizer que meu cookie e numero identificador não muda? E tb significa que a sessão da Alura não expira, por isso meu perfil não deslogou?

1 resposta
solução!

Olá Karolina.

Peço desculpas pela demora no retorno.

É exatamente isso, o tempo de sessão é definido pelo servidor web, será o período de validade de uma referência de login salva no cookie, a sessão será encerrada após o tempo de validade do cookie ser atingido, quando for realizado encerramento do login em uma página ou após excluirmos os cookies.

O seu acesso à plataforma Alura sem a necessidade de informar novamente as suas credenciais se dá ao fato da validade do cookie possuir um tempo de duração maior, assim os dados salvos no cookie continuam sendo reconhecidos pelo sistema por mais tempo.

Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado sobre cookie e sessão, recomendo a leitura do seguinte artigo, onde é apresentado como é feito a criação de um cookie em um sistema e a definição de sua validade. E será apresentado um exemplo de funcionamento de uma sessão em conjunto com os cookies.

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software