se eu tenho varias contas, no caso páginas, de diferentes seguimentos da minha empresa é benéfico eu ter um portfólio empresarial para cada seguimento ou eu ter um geral com todos os seguimentos?
se eu tenho varias contas, no caso páginas, de diferentes seguimentos da minha empresa é benéfico eu ter um portfólio empresarial para cada seguimento ou eu ter um geral com todos os seguimentos?
Olá, João Vitor! Como vai?
Essa é uma das dúvidas mais estratégicas e importantes para quem atua como Analista de Comunicação e gerencia múltiplas frentes de negócio. No ecossistema do Meta Ads, o Portfólio Empresarial (anteriormente chamado de Gerenciador de Negócios ou Business Manager - BM) funciona como o coração da sua operação de marketing, e a forma como você o estrutura impacta diretamente a segurança, a inteligência de dados e a organização da empresa.
Para te dar uma resposta direta: O mais recomendado e benéfico é você ter um único Portfólio Empresarial geral para a sua empresa, centralizando todos os segmentos nele.
Criar múltiplos portfólios (um para cada segmento) geralmente só é recomendado se esses segmentos forem empresas juridicamente totalmente separadas (CNPJs diferentes, sócios diferentes ou franquias independentes).
Vamos analisar os motivos técnicos e estratégicos de mercado para você escolher a centralização:
Se os segmentos pertencem à mesma empresa, pode haver sinergia entre os públicos. Dentro de um único portfólio, você pode coletar dados através de conjuntos de dados (antigos Pixels) e compartilhá-los com mais facilidade entre as contas de anúncios, respeitando as políticas do Meta. Criar públicos de Lookalike (públicos semelhantes) ou fazer campanhas de cross-selling (oferecer um produto de um segmento para quem comprou de outro) fica muito mais simples em uma estrutura centralizada.
Dentro de um único portfólio empresarial, você pode criar Contas de Anúncios separadas e vincular Páginas do Facebook/Instagram separadas para cada segmento. Dessa forma, você mantém a separação visual e operacional que deseja para os clientes finais, mas o controle de acessos (quem da equipe ou agência pode mexer em qual segmento) fica centralizado em um único painel master.
O Meta Ads impõe limites para novas empresas sobre quantas contas de anúncios elas podem criar. Ao centralizar seus investimentos em um único portfólio master, a sua empresa ganha relevância e confiança com o algoritmo do Meta mais rápido. Isso aumenta o seu limite de crédito, libera novas ferramentas e melhora o score de segurança da sua empresa de forma unificada.
Para não misturar as coisas e manter a organização perfeita dentro do seu Portfólio Geral, você deve desenhar a estrutura de contas seguindo a lógica de Contas de Anúncios específicas.
A arquitetura profissional ideal para o seu cenário é:
1 Portfólio Empresarial (Master - Sua Empresa)
Segmento A (Ex: Moda)
Conta de Anúncios A
Página do Facebook + Instagram da Moda
Pixel/Dataset da Moda
Segmento B (Ex: Cosméticos)
Conta de Anúncios B
Página do Facebook + Instagram de Cosméticos
Pixel/Dataset de Cosméticos
Fazendo isso, o faturamento financeiro (cartões ou boletos) pode ser isolado por conta de anúncio, os relatórios de performance de cada segmento não se misturam e, caso uma agência precise cuidar apenas do segmento B, você concede acesso a ela somente à Conta de Anúncios B e à Página B, sem que ela sequer veja o Segmento A.
Centralizar a estrutura vai poupar horas do seu dia gerenciando logins e dará à sua empresa uma visão muito mais analítica e robusta de tráfego pago.
Espero que essa estrutura clareie a sua estratégia de tráfego, João! Como você está planejando essa organização, você pretende gerenciar os orçamentos desses segmentos de forma totalmente separada ou haverá verba compartilhada entre eles?
Um único portfólio. Além de ser mais "direto ao ponto", é melhor estar apresentando todos os segmentos completos da empresa de uma só vez do que fragmentar e correr o risco de o cliente perder o interesse por receber um material incompleto. Eu gosto de pensar como se fosse um currículo para uma vaga de emprego. No seu currículo você coloca todas as suas formações, cursos, competências, etc... No potfólio também tem que ter tudo relacionado à sua empresa.