eu nunca consigo ter uma ideia clara de como montar um moodboard da maneira certa e muito menos o que extrair dele, alguma dica de como eu posso ao menos começar a montar um moodboard e extrair algo interessante para os meus designs?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
eu nunca consigo ter uma ideia clara de como montar um moodboard da maneira certa e muito menos o que extrair dele, alguma dica de como eu posso ao menos começar a montar um moodboard e extrair algo interessante para os meus designs?
Fala, Gabriel
Tudo bem?
O moodboard é uma ferramenta para te ajudar a gerar ideias. Você não deve se forçar a utilizá-la, muito menos limitar a sua criatividade por ela. Se estiver atrapalhando mais do que ajudando, fique tranquilo e não a use.
Agora, caso esteja buscando novas maneiras de incrementar a sua concepção, recomendo que você pense no moodboard com uma colagem de referências. Salve nele - como imagens extraídas da internet - tudo aquilo que tiver alguma relação significativa com o seu trabalho. Para isso, é importante que você tenha em mente o que está procurando. Leve em conta conceitos, palavras-chave e adjetivos que falem sobre o seu projeto. Por exemplo, se estiver criando a identidade de uma hamburgueria artesanal com uma proposta mais minimalista (aí cabe a você ou a cliente determinar isso), pesquise em sites como o Behance verbetes como minimalista, hamburguer e hand made (feito à mão, em inglês). Note como os resultados nem sempre vão ser exatamente de hamburguerias, mas não importa: eles vão te dar uma visão bem ampla de como os designer estão se expressando quando tratam de temáticas similares às suas. Assim, você poderá enriquecer o seu repertório de referências para trabalhar e tomar decisões criativas mais assertivas.
Espero ter ajudado!
Abraços