Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre "o modificador default"

Eu não entendi o que o exercício quis dizer com modificador default... Seria o "default package" que é utilizado quando criamos diretamente uma nova classe? O motivo dessa pergunta é para ter certeza que o exercício não está se referindo aos métodos default, que já ouvi falar. Ou seria algo diferente?

Edit: eu li isto e entendi: https://pt.stackoverflow.com/questions/17015/qual-o-uso-de-uma-vari%C3%A1vel-est%C3%A1tica-ou-final-em-java

2 respostas
solução!

O modificador de acesso padrão (default), também conhecido como acessibilidade de pacote, é o modificador atribuído aos membros da classe que não foram marcados explicitamente com um outro modificador de acesso, ou seja, quando você não informa nenhum outro modificador de acesso por padrão será utilizado o default. Membros com acessibilidade de pacote só podem ser acessados por outras classes ou interfaces definidas dentro do mesmo pacote.

Além do modificador de acesso default existem:

O modificador de acesso publicé o menos restritivo de todos. Ele permite que qualquer outra parte da sua aplicação tenha acesso ao componente marcado como public, seja ele um método, a própria classe ou um atributo.

Os membros das classes marcados com o modificador de acesso protected serão acessíveis por classes e interfaces dentro do mesmo pacote e por classes derivadas mesmo que estejam em pacotes diferentes.

O modificador de acesso private é o mais restritivo modificador de acesso. Todo membro de uma classe definido com o modificador private só é acessível para a própria classe. Não importa a localização dentro de pacotes ou se a classe foi herdada ou não, um membro private só é acessível dentro da mesma classe em que ele foi declarado.

Os modificadores de acesso auxiliam na organização dos componentes da sua aplicação ao tornar os membros das classes mais ou menos acessíveis por outras partes do seu programa.

Os modificadores de acesso em ordem do mais restritivo para o menos restritivo são:

private padrão ou acessibilidade de pacote protected public

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software