Assistir as duas aulas de HDR, mas não ficou claro o que é e nem pra que serve. Sempre tenho que usar o HDR ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Assistir as duas aulas de HDR, mas não ficou claro o que é e nem pra que serve. Sempre tenho que usar o HDR ?
Olá Gabriel, tudo bom ?
Não é sempre que você deve utilizar o HDR. Ele é utilizado quando queremos fotografar e ter a mesma luz na cena inteira. Mas isso nem sempre é possível. veja bem. Estou em um parque e quero fotografar uma arvore enorme, com vários frutos, uma bela arvore em um gramado . uma cena espetacular aos meus olhos. Quando vou lá fazer o clique com a minha camera, a parte do gramado fica escura, pois a arvore é tão grande que faz muita sombra, mas eu quero muito uma foto em que eu veja bem a arvore e o gramado. Com um clique só é impossível, a sombra existe por causa da luz do sol, e sol é um fenômeno da natureza, não tem como fotografar sem a sombra. O que eu faço?
Nao vou desistir da minha foto rs. Então eu faço uma foto do gramado, apenas do gramado. deixo a luz dele bem calculada, focada, tudo certo.
Logo em seguida eu vou e faço uma foto da minha bela árvore, mostrando todos os seus frutos. E nesse momento da foto da árvore eu vou ter a imagem do gramado bem escura, só que eu já fiz uma foto apenas do gramado. O HDR serve para isso, para juntar várias fotos a fim de se ter uma foto espetacular.
O HDR é utilizado para ter um maior equilíbrio entre as zonas claras e escuras.
O HDR é muito utilizado para a fotografia de paisagens, prédios... Pois em outras situações controláveis (como a fotografia de estúdio), tudo poderia ser resolvido com luzes de estúdio bem equilibradas. Mas ao ar livre é bem difícil ter controle, o tempo muda rapidamente. Então para se conseguir uma bela foto, muitas pessoas utilizam o recurso de fotografar cada cena separada e juntar depois no photoshop. Porém, os celular agora já vem com esse recurso (UFA rs), e com isso ele mesmo faz todo o trabalho, a gente nem ve. Mas a foto já sai como se fossem várias.
vou te mostrar um exemplo aqui

nessa imagem foi utilizado HDR .e graças ao HDR temos a sensação de nitidez e clareza dentro de toda a imagem.