Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Sobre o .gitignore

Eai pessoal, alguém pode me explicar como funciona o arquivo .gitignore? Eu só sei bem por cima mesmo.

Agradeço desde já.

5 respostas

Oi Rafael, ele é simplesmente uma lista que mostra os arquivos que o git deve ignorar no tracking, entende? O git lê esse arquivo, identifica os nomes dos arquivos que devem ser ignorados e não faz acompanhamento desses arquivos.

Você pode ignorar arquivos de várias formas. Até mesmo usando caracteres curingas como o * (asterisco).

Lembrando que o arquivo estará em tracking também a não ser que você também o ignore listando o nome do próprio arquivo dentro dele. Entende?

Você tem alguma dúvida mais específica em relação a isso?

Saquei, mas mesmo se eu quiser que não grave as alterações de um arquivo ou diretório eu ainda posso subir-los pro GitHub certo?

solução!

Não Rafael, o git só vai enviar o que ele ver que não deve ser ignorado no repositório. A ideia de ignorar um arquivo é realmente fingir que ele não existe.

Talvez você consiga forçar algo, não tenho certeza, mas ignorar um arquivo e mesmo assim querer enviar ele para o github, não faz muito sentido pra mim.

Consegue me dar um exemplo de onde poderíamos querer fazer algo assim?

Tem uma ferramenta chamada Jekyll que permite você fazer sites estáticos e no final tornam-se dinâmicos, muito interessante a ferramenta. Quando vc vai desenvolver nela, você quebra o código os separa em diretórios como de "includes", "layout" e etc. E ai quando for rodar no browser você faz um build e ele gera um diretório chamado "site" e é ai que vai ter cada parte junta pra poder rodar. Ai eu penso " o mesmo código só que junto" acho que seria interessante ele aparecer no repositório mas ai toda vez que você mexer numa pasta que não seja o "site" ou seja o build final, ele vai acusar a mesma alteração em dois lugares diferentes. Ai no caso, o que eu faria, era por no README.md que é necessário fazer o processo de build e que essa pasta vai ser gerada e adicionaria a pasta ao .gitignore (o que é recomendado pelo Jekyll). Faz sentido, né? Kkkk

Faz sentido sim! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software